quarta-feira, 26 de maio de 2010

REDAÇÕES

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CEJAR PARTICIPARAM DE SELETIVO DE REDAÇÃO

A sociedade nunca esteve tão em contato com a leitura e escrita como a da era moderna. Constantemente, milhares de mensagens via celular, Orkut e msn são enviadas por pessoas de todas as partes do mundo. Sem contar, nas reclamações que fazemos à empresas de produtos, sejam elogiando ou reclamando de um determinado produto, além da produção de textos, muitas vezes, seletivas para garantir um emprego ou, até mesmo, garantir a entrada da faculdade. Logo, é sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação escrita no dia a dia.

Não é nenhum segredo que as melhores posições - em todas as profissões - são dadas aos melhores comunicadores. Para estar sempre à frente é preciso falar e, principalmente, escreve bem, e, por isso, o estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção.

Sendo assim, a leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação, que permite entender e apreciar as idéias dos outros e expressar as nossas, mostrar o que se sabe, o que se quer dizer para o resto do mundo e o que os outros estão lhe transmitindo ou expressando. Por acreditar na importância da leitura e escrita, como elemento de suma importância do dia a dia do mundo contemporâneo, os alunos do Ensino Médio da escola CEJAR participaram de uma seletiva de Redação. Os 1º e 2º anos foram convidados a realizarem um texto narrativo, tendo a música “Olhos de luar” de Christyan e Ralf como ponto de partida. Enquanto, os 3º anos e 2ª fase da EJA um texto dissertativo-argumentativo com o tema “valorização do idoso”.

Todas as redações foram corrigidas, através das seguintes competências:

Competência I
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Competência
II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da tipologia textual solicitada.
Competência III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ou explorem a criatividade (para o texto narrativo).
Competência IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação e/ou narração.
Competência
V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.



A seguir, você acompanha uma tabelas com a nota, ano, tipo de texto e nome das dez melhores redações, bem como as propostas, uma outra tabela de classificação dos estudantes por nota e transcrição das dez maiores notas:
CLASSI-
FICAÇÃO
NO-
TA
ANO
MODA
LIDADE
NOME

10,0
3º A
DISSERTAÇÃO
NATANAEL RODRIGUES SANTANA

9,9
3º A
DISSERTAÇÃO
BRENDA AIVI PEREIRA

9,8
2º B
NARRAÇÃO
ARIELE ORTIZ RODRIGUES

9,8
3º B
DISSERTAÇÃO
DÉBORA OLIVEIRA L. COSTA

9,8
1º C
NARRAÇÃO
ANA FLÁVIA INSFRAN DA ROCHA

9,5
2º B
NARRAÇÃO
DANIELE FRANCO M. ABREU

9,5
3º B
DISSERTAÇÃO
ODILEIA MENDES ZENTENO

9,5
3º A
DISSERTAÇÃO
ALLYSSON DE ALBUQUERQUE

9,5
1º C
NARRAÇÃO
KAROLLAYNE ROCHA
10º
9,4
3º A
DISSERTAÇÃO
AISLAN RODRIGUES


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

RESULTADO DO SIMULADO DE REDAÇÃO – MAIO DE 2010


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO

Conteúdo
Elaboração de texto dissertativo.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE SEU TEXTO
• Escreva sua Redação, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.
• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
• Será atribuída pontuação UM à Redação que
– não se atenha ao tema proposto;
– esteja escrita com lápis, ainda que parcialmente;
– apresente texto incompreensível ou letra ilegível;
– esteja escrita em verso;
- não se atenha a tipologia textual solicitada
– não seja respondida na respectiva Folha de Resposta;
– esteja assinada fora do local apropriado;
– apresente texto padronizado, comum a vários candidatos.
• Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 25 e um máximo de 30 linhas.
• Faça primeiro a redação na folha de rascunho, utilizando uma folha de seu caderno.
• Passe o texto a limpo, a tinta e em letra legível.
• As instruções acima serão observadas durante a avaliação de sua redação.


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO

Conteúdo
Elaboração de texto narrativo

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE SEU TEXTO
• Escreva sua Redação, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.
• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
• Será atribuída pontuação UM à Redação que
– não se atenha ao tema proposto;
– esteja escrita com lápis, ainda que parcialmente;
– apresente texto incompreensível ou letra ilegível;
– esteja escrita em verso;
- não se atenha a tipologia textual solicitada
– não seja respondida na respectiva Folha de Resposta;
– esteja assinada fora do local apropriado;
– apresente texto padronizado, comum a vários candidatos.
• Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 25 e um máximo de 30 linhas.
• Faça primeiro a redação na folha de rascunho, utilizando uma folha de seu caderno.
• Passe o texto a limpo, a tinta e em letra legível.
• As instruções acima serão observadas durante a avaliação de sua redação.

Leia com a atenção a música, a seguir. Depois, transforme em um texto narrativo essa história, com narrador onisciente.
Olhos de luar – Chrystian e Ralf

Tião era um mulato forte, alegre e destemido,Nasceu do amor feito na terra em meio a plantação.Pegava no cabo da enxada e campeava o gado.Tristeza era coisa que não se via do seu lado.Depois da roça ia pra venda, um copo de cachaça.Cantava, tocava viola e fazia graça.O peito largo, o riso claro, amigo dos amigos.Não tinha medo de ninguém, zombava dos perigos.
Um dia ele sentiu no rosto,Os olhos de luar da filha do patrãoE um doce amargo alegre e triste entrou no coração.Tião não era mais o mesmo desde que sentiu o brilho desse olharSentiu pela primeira vez vontade de chorar.Mas o feitiço do olhar entrou feito venenoO olhar da filha do patrão no seu corpo moreno.Ah! esse olhar tinha mais luz que o sol do meio-diaA tentação era mais forte ele não resistia.
Um dia, ela chegou mais perto um raio de esperança.
Um homem quando ama fica assim meio criançaE ele então falou de tudo aquilo que sentia,

Pediu desculpas por amar assim quem não devia.Uma lágrima rolou dos olhos de luar da filha do patrão.Seu rosto branco avermelhou na força da paixão.Então, o céu chegou na terra quando o amor existe fica tudo igualE o amor aconteceu no meio do canavial.
Mas o orgulho do patrão ainda era mais forteA honra se lava com sangue, uma jura de morteO fruto desse amor não pode ver a luz do dia.À noite o som de um tiro e um corpo cai na terra fria.Mas tudo que aqui se faz aqui também se pagaA mancha do sangue na terra nunca mais se apaga.Por sete anos nada mais nasceu naquele chãoE a noite escureceu de vez os olhos do patrão
Mas quando é noite de luar.Tem gente que já viu em meio à plantaçãoUm negro levando um menino louro pela mãoOs dois correndo pelo campo vão deixando um rastro de luz sem igualum rastro de um amor no meio do canavial



VISITE, TAMBÉM, O BLOG DA ESCOLA PARA OUTRAS INFORMAÇÕES. AS 10 MAIORES REDAÇÕES DESSE SIMULADO ENCONTRA-SE NO BLOG DA ESCOLA PARA CONSULTA>

www.eecejar.blogspot.com/











































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

quarta-feira, 26 de maio de 2010

REDAÇÕES

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CEJAR PARTICIPARAM DE SELETIVO DE REDAÇÃO

A sociedade nunca esteve tão em contato com a leitura e escrita como a da era moderna. Constantemente, milhares de mensagens via celular, Orkut e msn são enviadas por pessoas de todas as partes do mundo. Sem contar, nas reclamações que fazemos à empresas de produtos, sejam elogiando ou reclamando de um determinado produto, além da produção de textos, muitas vezes, seletivas para garantir um emprego ou, até mesmo, garantir a entrada da faculdade. Logo, é sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação escrita no dia a dia.

Não é nenhum segredo que as melhores posições - em todas as profissões - são dadas aos melhores comunicadores. Para estar sempre à frente é preciso falar e, principalmente, escreve bem, e, por isso, o estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção.

Sendo assim, a leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação, que permite entender e apreciar as idéias dos outros e expressar as nossas, mostrar o que se sabe, o que se quer dizer para o resto do mundo e o que os outros estão lhe transmitindo ou expressando. Por acreditar na importância da leitura e escrita, como elemento de suma importância do dia a dia do mundo contemporâneo, os alunos do Ensino Médio da escola CEJAR participaram de uma seletiva de Redação. Os 1º e 2º anos foram convidados a realizarem um texto narrativo, tendo a música “Olhos de luar” de Christyan e Ralf como ponto de partida. Enquanto, os 3º anos e 2ª fase da EJA um texto dissertativo-argumentativo com o tema “valorização do idoso”.

Todas as redações foram corrigidas, através das seguintes competências:

Competência I
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Competência
II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da tipologia textual solicitada.
Competência III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ou explorem a criatividade (para o texto narrativo).
Competência IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação e/ou narração.
Competência
V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.



A seguir, você acompanha uma tabelas com a nota, ano, tipo de texto e nome das dez melhores redações, bem como as propostas, uma outra tabela de classificação dos estudantes por nota e transcrição das dez maiores notas:
CLASSI-
FICAÇÃO
NO-
TA
ANO
MODA
LIDADE
NOME

10,0
3º A
DISSERTAÇÃO
NATANAEL RODRIGUES SANTANA

9,9
3º A
DISSERTAÇÃO
BRENDA AIVI PEREIRA

9,8
2º B
NARRAÇÃO
ARIELE ORTIZ RODRIGUES

9,8
3º B
DISSERTAÇÃO
DÉBORA OLIVEIRA L. COSTA

9,8
1º C
NARRAÇÃO
ANA FLÁVIA INSFRAN DA ROCHA

9,5
2º B
NARRAÇÃO
DANIELE FRANCO M. ABREU

9,5
3º B
DISSERTAÇÃO
ODILEIA MENDES ZENTENO

9,5
3º A
DISSERTAÇÃO
ALLYSSON DE ALBUQUERQUE

9,5
1º C
NARRAÇÃO
KAROLLAYNE ROCHA
10º
9,4
3º A
DISSERTAÇÃO
AISLAN RODRIGUES


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

RESULTADO DO SIMULADO DE REDAÇÃO – MAIO DE 2010


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO

Conteúdo
Elaboração de texto dissertativo.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE SEU TEXTO
• Escreva sua Redação, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.
• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
• Será atribuída pontuação UM à Redação que
– não se atenha ao tema proposto;
– esteja escrita com lápis, ainda que parcialmente;
– apresente texto incompreensível ou letra ilegível;
– esteja escrita em verso;
- não se atenha a tipologia textual solicitada
– não seja respondida na respectiva Folha de Resposta;
– esteja assinada fora do local apropriado;
– apresente texto padronizado, comum a vários candidatos.
• Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 25 e um máximo de 30 linhas.
• Faça primeiro a redação na folha de rascunho, utilizando uma folha de seu caderno.
• Passe o texto a limpo, a tinta e em letra legível.
• As instruções acima serão observadas durante a avaliação de sua redação.


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO - CEJAR

AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO

Conteúdo
Elaboração de texto narrativo

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE SEU TEXTO
• Escreva sua Redação, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.
• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
• Será atribuída pontuação UM à Redação que
– não se atenha ao tema proposto;
– esteja escrita com lápis, ainda que parcialmente;
– apresente texto incompreensível ou letra ilegível;
– esteja escrita em verso;
- não se atenha a tipologia textual solicitada
– não seja respondida na respectiva Folha de Resposta;
– esteja assinada fora do local apropriado;
– apresente texto padronizado, comum a vários candidatos.
• Produza um texto coeso e coerente, com um mínimo de 25 e um máximo de 30 linhas.
• Faça primeiro a redação na folha de rascunho, utilizando uma folha de seu caderno.
• Passe o texto a limpo, a tinta e em letra legível.
• As instruções acima serão observadas durante a avaliação de sua redação.

Leia com a atenção a música, a seguir. Depois, transforme em um texto narrativo essa história, com narrador onisciente.
Olhos de luar – Chrystian e Ralf

Tião era um mulato forte, alegre e destemido,Nasceu do amor feito na terra em meio a plantação.Pegava no cabo da enxada e campeava o gado.Tristeza era coisa que não se via do seu lado.Depois da roça ia pra venda, um copo de cachaça.Cantava, tocava viola e fazia graça.O peito largo, o riso claro, amigo dos amigos.Não tinha medo de ninguém, zombava dos perigos.
Um dia ele sentiu no rosto,Os olhos de luar da filha do patrãoE um doce amargo alegre e triste entrou no coração.Tião não era mais o mesmo desde que sentiu o brilho desse olharSentiu pela primeira vez vontade de chorar.Mas o feitiço do olhar entrou feito venenoO olhar da filha do patrão no seu corpo moreno.Ah! esse olhar tinha mais luz que o sol do meio-diaA tentação era mais forte ele não resistia.
Um dia, ela chegou mais perto um raio de esperança.
Um homem quando ama fica assim meio criançaE ele então falou de tudo aquilo que sentia,

Pediu desculpas por amar assim quem não devia.Uma lágrima rolou dos olhos de luar da filha do patrão.Seu rosto branco avermelhou na força da paixão.Então, o céu chegou na terra quando o amor existe fica tudo igualE o amor aconteceu no meio do canavial.
Mas o orgulho do patrão ainda era mais forteA honra se lava com sangue, uma jura de morteO fruto desse amor não pode ver a luz do dia.À noite o som de um tiro e um corpo cai na terra fria.Mas tudo que aqui se faz aqui também se pagaA mancha do sangue na terra nunca mais se apaga.Por sete anos nada mais nasceu naquele chãoE a noite escureceu de vez os olhos do patrão
Mas quando é noite de luar.Tem gente que já viu em meio à plantaçãoUm negro levando um menino louro pela mãoOs dois correndo pelo campo vão deixando um rastro de luz sem igualum rastro de um amor no meio do canavial



VISITE, TAMBÉM, O BLOG DA ESCOLA PARA OUTRAS INFORMAÇÕES. AS 10 MAIORES REDAÇÕES DESSE SIMULADO ENCONTRA-SE NO BLOG DA ESCOLA PARA CONSULTA>

www.eecejar.blogspot.com/











































































Nenhum comentário:

Postar um comentário