No dia 10/04/2014, o CEJAR, por meio do Curso
Normal Médio-Turma 2014, com a Disciplina “Organização do Fazer Pedagógico”,
sob a responsabilidade da profª Micilene Teodoro, no seu anfiteatro se
transformou em um grande espaço lúdico para a Educação Infantil e recebeu
escolas que atende a modalidade Educação Infantil.
O Curso Normal Médio, na pessoa da profª Janaina
Maia – Coordenadora Pedagógica, diz que para falar sobre o papel da educação, é
importante lembrar que o “desenvolvimento humano ocorre em meio à atividade prática
mediadora da relação ativa indivíduo-meio” (LIBÂNEO, 2007, p. 140). Então, qual seria o papel da educação por meio
do Curso Normal Médio? A educação opera uma mediação entre teoria e prática,
entre o sujeito e sua interação com o meio ambiente. E é isso que o Curso, por
meio desta oficina procura proporcionar aos Normalistas e a seus visitantes
(professores da Educação Infantil e suas crianças).
A Disciplina “Organização do Fazer Pedagógica”
destaca que entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um
trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e
planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para resolver
ações reais, efetivas e cognitivas.
Para tanto, destaca-se ainda essa
oficina que o professor, trabalhando somente com a teoria, desvincula toda a
possibilidade de fazer relação da teoria com o mundo circundante. A teoria é importante
na medida em que ela consegue fazer a ligação com a prática e o ideal não é
trabalhar a teoria de forma dicotômica e sim ao mesmo tempo a teoria e a
prática. Dessa forma, a Coordenadora Janaina Maia acredita que ao trabalhar
teoria e prática tem-se a visão de unidade. O professor que trabalha
concomitantemente a teoria e a prática está fazendo um trabalho crítico e reflexivo.
Esse projeto então concorda com as palavras de Paulo Freire quando sublinha que
“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar
certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminada tal como a
prática que ilumina o pensamento é por ele iluminado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário