segunda-feira, 21 de abril de 2014

CURSO NORMAL MÉDIO – CEJAR/AQUIDAUANA-MS Realiza Oficina-Espaços Lúdicos da/na Educação Infantil.

No dia 10/04/2014, o CEJAR, por meio do Curso Normal Médio-Turma 2014, com a Disciplina “Organização do Fazer Pedagógico”, sob a responsabilidade da profª Micilene Teodoro, no seu anfiteatro se transformou em um grande espaço lúdico para a Educação Infantil e recebeu escolas que atende a modalidade Educação Infantil.

O Curso Normal Médio, na pessoa da profª Janaina Maia – Coordenadora Pedagógica, diz que para falar sobre o papel da educação, é importante lembrar que o “desenvolvimento humano ocorre em meio à atividade prática mediadora da relação ativa indivíduo-meio” (LIBÂNEO, 2007, p. 140).  Então, qual seria o papel da educação por meio do Curso Normal Médio? A educação opera uma mediação entre teoria e prática, entre o sujeito e sua interação com o meio ambiente. E é isso que o Curso, por meio desta oficina procura proporcionar aos Normalistas e a seus visitantes (professores da Educação Infantil e suas crianças).
A Disciplina “Organização do Fazer Pedagógica” destaca que entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para resolver ações reais, efetivas e cognitivas.

Para tanto, destaca-se ainda essa oficina que o professor, trabalhando somente com a teoria, desvincula toda a possibilidade de fazer relação da teoria com o mundo circundante. A teoria é importante na medida em que ela consegue fazer a ligação com a prática e o ideal não é trabalhar a teoria de forma dicotômica e sim ao mesmo tempo a teoria e a prática. Dessa forma, a Coordenadora Janaina Maia acredita que ao trabalhar teoria e prática tem-se a visão de unidade. O professor que trabalha concomitantemente a teoria e a prática está fazendo um trabalho crítico e reflexivo. Esse projeto então concorda com as palavras de Paulo Freire quando sublinha que “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminada tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminado”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

segunda-feira, 21 de abril de 2014

CURSO NORMAL MÉDIO – CEJAR/AQUIDAUANA-MS Realiza Oficina-Espaços Lúdicos da/na Educação Infantil.

No dia 10/04/2014, o CEJAR, por meio do Curso Normal Médio-Turma 2014, com a Disciplina “Organização do Fazer Pedagógico”, sob a responsabilidade da profª Micilene Teodoro, no seu anfiteatro se transformou em um grande espaço lúdico para a Educação Infantil e recebeu escolas que atende a modalidade Educação Infantil.

O Curso Normal Médio, na pessoa da profª Janaina Maia – Coordenadora Pedagógica, diz que para falar sobre o papel da educação, é importante lembrar que o “desenvolvimento humano ocorre em meio à atividade prática mediadora da relação ativa indivíduo-meio” (LIBÂNEO, 2007, p. 140).  Então, qual seria o papel da educação por meio do Curso Normal Médio? A educação opera uma mediação entre teoria e prática, entre o sujeito e sua interação com o meio ambiente. E é isso que o Curso, por meio desta oficina procura proporcionar aos Normalistas e a seus visitantes (professores da Educação Infantil e suas crianças).
A Disciplina “Organização do Fazer Pedagógica” destaca que entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para resolver ações reais, efetivas e cognitivas.

Para tanto, destaca-se ainda essa oficina que o professor, trabalhando somente com a teoria, desvincula toda a possibilidade de fazer relação da teoria com o mundo circundante. A teoria é importante na medida em que ela consegue fazer a ligação com a prática e o ideal não é trabalhar a teoria de forma dicotômica e sim ao mesmo tempo a teoria e a prática. Dessa forma, a Coordenadora Janaina Maia acredita que ao trabalhar teoria e prática tem-se a visão de unidade. O professor que trabalha concomitantemente a teoria e a prática está fazendo um trabalho crítico e reflexivo. Esse projeto então concorda com as palavras de Paulo Freire quando sublinha que “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminada tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminado”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário