segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PROJETO: AÇÃO PROFISSIONALIZANTE




PESSOAL ENVOLVIDO: Os cursistas do profuncionário

LOCAL DE EXECUÇÃO: Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro em Aquidauana-MS

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 29 de agosto de 2009 a 17 de setembro de 2009.

OBJETIVO GERAL: este projeto tem como objetivo principal proporcionar a toda comunidade escolar da Unidade Escolar de Referência Coronel José Alves Ribeiro –CEJAR, no município de Aquidauana-MS, o conhecimento do que é o curso profuncionário e sua intervenção na escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Envolver todos os cursistas do curso profuncionário;
Trabalho em equipe;
Proporcionar o entendimento e a importância do que é o curso em forma de mural ilustrativo.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho justifica-se da necessidade de envolvimento de toda comunidade escolar em saber o que é o curso profuncionário e sua importância para este recinto, onde todos os funcionários administrativos estão empenhados em se capacitar para atuar de uma forma dinâmica no seu dia a dia de trabalho

METODOLOGIA: Estaremos nos organizando para trabalhar em equipe para montar um mural ilustrativo do que é o curso profuncionário, com informações escritas e ilustrativas, envolvendo todo o histórico da escola.

CONCLUSÃO: Sendo um trabalho em equipe estaremos avaliando todo o andamento do trabalho, o interesse de todos os cursistas, juntamente com a tutora.

Profuncionário - Apresentação
O Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário) é um curso de educação a distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica.
O Profuncionário forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura escolar.
Palavras-chave: Profuncionário, funcionário, trabalhadores da escola.
A partir de 2008, o Profuncionário passou a contar com a participação dos Institutos Federais, que são responsáveis pelas seguintes ações:
a) formar tutores e professores orientadores que atuarão na formação técnica, em nível médio, dos funcionários da educação pública. A capacitação dos tutores e professores orientadores justifica-se pelo fato de que eles desempenham um papel central no Profuncionário. Realizam, além da formação, o acompanhamento, a orientação da prática profissional supervisionada, bem como o apoio aos cursistas em suas práticas coletivas e individuais ao longo do curso. Para tanto, os tutores e professores orientadores receberão auxílio dos professores formadores de tutores (PFT) que serão designados pelo CEFETs. Esse apoio deverá ser realizado por meio de encontros presenciais (seminários) e a distância, via correio eletrônico, telefone ou plataforma virtual de ensino, quando houver;
b) assessorar os sistemas de ensino nas atividades de divulgação e implantação do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário).
Curso Técnico de Profissionalização dos Funcionários da Educação, em nível médio, é voltado para trabalhadores que exercem atividades administrativas em escolas da rede pública de educação básica. O programa oferece quatro habilitações iniciais: Técnico em Gestão Escolar; Técnico em Multimeios Didáticos; Técnico em Alimentação Escolar; e Técnico em Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar. O programa é à distância. Os participantes têm nove módulos comuns às quatro áreas e sete relativos à profissão. A cada 15 dias ocorrem encontros presenciais.
O material didático próprio do programa engloba as áreas de formação pedagógica e gestão escolar. Também é oferecida capacitação comum às quatro habilitações, englobando as áreas de informática básica, produção textual na educação escolar e direito administrativo e do trabalho.


Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação
Carga horária:
Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis da Formação Pedagógica e dez da Formação Específica.
Um módulo equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da Formação Pedagógica e 600 horas no eixo da Formação Específica, perfazendo um total de 960 horas. Essas 960 horas dos módulos somam-se a 300 horas no eixo da Prática Profissional Supervisionada (relacionadas com os estudos dos módulos), totalizando 1.260 horas de curso.
Legislação
Portaria Normativa nº 25/2007: institui o Profuncionário
Portaria Normativa nº 539/2007: institui o Conselho Político do Profuncionário
Parecer CEB/CNE nº 16/2005
.
Portaria nº 1.199 de 25 de setembro de 2008

Contatos: Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação BásicaDiretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica Coordenação-geral de Formação de ProfessoresTelefone: 61 21048672E-mail: profuncionario@mec.gov.br .
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Palavras-chave: Profuncionário, funcionário, trabalhadores da escola.


Profuncionario Aquidauana/ Anastácio
Quem sou eu
Eu sou um projeto que fui elaborado a fim de atender a realidade dos educadores não docentes do sistema público de ensino de Aquidauana/Anastácio.
O PróFuncionário é um programa do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Formação para a Educação (Cefor) e o Governo do Estado, através Secretaria de Educação do Estado (SED), por meio do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef).



Vitória para os funcionários

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.
Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.
O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.
Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz. O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.
Sobre o curso
O Profuncionário é um curso de educação à distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura e ambientação escolar.

DEPOIMENTOS


Estou no serviço público há quinze anos, especificamente na educação. Sou agente de limpeza na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro. Procuro sempre desenvolver da melhor forma possível as minhas atividades no trabalho. Tenho um bom relacionamento com todos na escola. Eu acho o profuncionário um curso muito bom, através da realização do mesmo nos tornaremos capacitados para melhor exercer nosso papel de educador, adquirimos mais conhecimentos e valorização profissional.
(LUZIA MENDES DITTMAR)


Eu Dulce Marli Sparrenberger funcionária do Estado a 18 anos, quando assumi o meu trabalho a escola era suja, desorganizada e mal administrada. Hoje em dia a escola é limpa, organizada e bem administrada, os desafios são muitos. Além da reestruturação dos planos de cargos e carreiras, temos de cobrar investimentos em programas de capacitação técnico e valorização dos administrativos da educação. Com o curso do Prófuncionário há muitos indícios de que caminhamos para um período de transformação em que novas mudanças devem ocorrer na maneira como as pessoas pensam, e relacionam, trabalham e se divertem. (DULCE MARLI SPARRENBERGER)

Eu Cecília Pereira do Nascimento trabalho na secretaria do estado de educação há dez anos no cargo de agente de limpeza. Tomei posse na Escola Estadual Laudelino Barcelos, atualmente encontro-me exercendo as minhas atividades administrativas na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro. Gosto muito do meu trabalho. Eu não tinha conhecimento da importância do curso Profuncionário, que é uma inovação para a minha carreira de trabalho, está sendo muito bom para mim, pois tenho aprendido muitas coisas novas e estou adquirindo muitas experiências com minhas colegas e tutora Deanne, pois ela tem muita paciência para ensinar e explicar as atividades.
(CECILIA PEREIRA DO NASCIMENTO)

O Prófuncionário para mim é algo que veio para melhorar a relação entre os servidores públicos, e um elo de união e conhecimento, os funcionários que estão fazendo esse curso estão muito satisfeitos, pois mudou a rotina de todos que estão fazendo o curso, pois os mesmos tem que correr atrás das atividades para seu memorial. O bom do Prófuncionário é que trás muito conhecimento, os módulos são superinteressantes e contribui para novos conhecimentos, fazendo com que os mesmos se inter-relacione construindo assim novas amizades. Amigos lembre-se a união faz a força, devendo o indivíduo a buscar novos conhecimentos e sentir uma estrela no coração. ( IZABEL INAJOSSA)
Estou muito feliz realizando esse curso Profuncionário. Sentindo-me valorizada já que este curso é um investimento na profissionalização dos funcionários da educação. Em uma época em que todos os direitos dos funcionários estão sendo tirados. Temos que aproveitar e tirar o máximo proveito deste curso em prol de nós mesmos.
Tenho observado uma melhora tanto no desempenho do trabalho quanto no lado pessoal de cada funcionário que está fazendo esse curso
(ARLETE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA)

Este curso profuncionário está sendo importante para minha vida, porque eu entendi que não sou apenas uma funcionária que limpa a escola, mas que eu sou uma educadora, vimos também como compreender a nós mesmo e a nossa relação com outro. Vi que nós temos capacidade de realizar nossos serviços com mais alegria, não ficar esperando pela outra pessoa mais primeiramente olhar para nós mesmos.
Neste curso eu venci um medo que eu tinha que era usar informática, achava que nunca estaria mexendo num computador, hoje eu estou digitando os meus trabalhos, ainda estou apanhando muito, mas eu sei que eu tenho capacidade de aprender mais. (MARIA JOSÉ INVERSO ELIAS)

O PROFUNCIONÁRIO é importante porque promove a habilitação profissional do servidor, contribuindo para a otimização do trabalho. “Este curso é bastante relevante por contribuir com a inclusão dos profissionais de apoio das escolas, os quais tem papel preponderante na garantia da construção da escola pública democrática e de qualidade”.


Este curso está sendo para mim muito bom e proveitoso. Adquiro conhecimentos a cada módulo estudado, procuro compreender melhor a escola em que trabalho, o comportamento das pessoas, a relação com os meus semelhantes. Espero também que nós cursistas na qualidade de educador e trabalhador da educação, lutemos sempre pelo reconhecimento profissional e empenhamos na nossa formação técnica. (ROSANGELA NEPOMUCENOAMORIM)









Em outubro de 2008 começou uma nova etapa em minha vida, iniciei uma caminhada para o conhecimento, juntamente com meus colegas através do profúncionário, pois através desse curso passamos a conhecer melhor cada cursista, suas ansiedades, seus desejos, suas vontades de crescer até mesmo o limite de cada um. Esse curso está nos ensinando a conviver bem melhor, a buscar mais aprendizado em cada coisa que fazemos não só dentro do trabalho mais no nosso cotidiano.
Posso dizer que o profuncionário além de trazer crescimento para cada um, independente, do cargo que exerce trouxe respeito e união. Enfim esse curso está nos ensinando que além da busca do conhecimento temos que lutar sempre por nossos objetivos. (MARIA JOSÉ ESCOBAR SANTOS)



O Profuncionário representa mudanças. Desperta a criatividade para enfrentar o dia a dia de hoje. Acorda para o progresso. Da esperança. Faz acreditar que isso é possível. Sacode que eu também tenho que mudar, me adaptar, andar em harmonia. Inovar, pois faz parte da escola, criar, recriar, planejar, replanejar. Da visão concreta que somos agentes transformadores.(MARIA MADALENA)



Alguns funcionários parecem mais conscientes de suas responsabilidades, estão com a autoestima mais elevada, apresentam-se com maior vontade de resolverem suas obrigações inclusive ajudando os colegas nos seus afazeres.
Infelizmente alguns ainda não perceberam os reais objetivos da formação continuada e que estas capacitações oferecidas pelo Estado são ricas para o aprimoramento profissional e pessoal.
Nós funcionários públicos devemos ter consciência que o aprimoramento profissional e pessoal se dá através da capacitação em serviço no decorrer de toda nossa vida profissional e o empenho em participar dessas capacitações certamente só temos a ganhar na vida.Vamos todos nos aprimorarmos profissional e pessoalmente.
(MATILDE DE OLIVEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PROJETO: AÇÃO PROFISSIONALIZANTE




PESSOAL ENVOLVIDO: Os cursistas do profuncionário

LOCAL DE EXECUÇÃO: Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro em Aquidauana-MS

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 29 de agosto de 2009 a 17 de setembro de 2009.

OBJETIVO GERAL: este projeto tem como objetivo principal proporcionar a toda comunidade escolar da Unidade Escolar de Referência Coronel José Alves Ribeiro –CEJAR, no município de Aquidauana-MS, o conhecimento do que é o curso profuncionário e sua intervenção na escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Envolver todos os cursistas do curso profuncionário;
Trabalho em equipe;
Proporcionar o entendimento e a importância do que é o curso em forma de mural ilustrativo.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho justifica-se da necessidade de envolvimento de toda comunidade escolar em saber o que é o curso profuncionário e sua importância para este recinto, onde todos os funcionários administrativos estão empenhados em se capacitar para atuar de uma forma dinâmica no seu dia a dia de trabalho

METODOLOGIA: Estaremos nos organizando para trabalhar em equipe para montar um mural ilustrativo do que é o curso profuncionário, com informações escritas e ilustrativas, envolvendo todo o histórico da escola.

CONCLUSÃO: Sendo um trabalho em equipe estaremos avaliando todo o andamento do trabalho, o interesse de todos os cursistas, juntamente com a tutora.

Profuncionário - Apresentação
O Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário) é um curso de educação a distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica.
O Profuncionário forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura escolar.
Palavras-chave: Profuncionário, funcionário, trabalhadores da escola.
A partir de 2008, o Profuncionário passou a contar com a participação dos Institutos Federais, que são responsáveis pelas seguintes ações:
a) formar tutores e professores orientadores que atuarão na formação técnica, em nível médio, dos funcionários da educação pública. A capacitação dos tutores e professores orientadores justifica-se pelo fato de que eles desempenham um papel central no Profuncionário. Realizam, além da formação, o acompanhamento, a orientação da prática profissional supervisionada, bem como o apoio aos cursistas em suas práticas coletivas e individuais ao longo do curso. Para tanto, os tutores e professores orientadores receberão auxílio dos professores formadores de tutores (PFT) que serão designados pelo CEFETs. Esse apoio deverá ser realizado por meio de encontros presenciais (seminários) e a distância, via correio eletrônico, telefone ou plataforma virtual de ensino, quando houver;
b) assessorar os sistemas de ensino nas atividades de divulgação e implantação do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário).
Curso Técnico de Profissionalização dos Funcionários da Educação, em nível médio, é voltado para trabalhadores que exercem atividades administrativas em escolas da rede pública de educação básica. O programa oferece quatro habilitações iniciais: Técnico em Gestão Escolar; Técnico em Multimeios Didáticos; Técnico em Alimentação Escolar; e Técnico em Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar. O programa é à distância. Os participantes têm nove módulos comuns às quatro áreas e sete relativos à profissão. A cada 15 dias ocorrem encontros presenciais.
O material didático próprio do programa engloba as áreas de formação pedagógica e gestão escolar. Também é oferecida capacitação comum às quatro habilitações, englobando as áreas de informática básica, produção textual na educação escolar e direito administrativo e do trabalho.


Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação
Carga horária:
Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis da Formação Pedagógica e dez da Formação Específica.
Um módulo equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da Formação Pedagógica e 600 horas no eixo da Formação Específica, perfazendo um total de 960 horas. Essas 960 horas dos módulos somam-se a 300 horas no eixo da Prática Profissional Supervisionada (relacionadas com os estudos dos módulos), totalizando 1.260 horas de curso.
Legislação
Portaria Normativa nº 25/2007: institui o Profuncionário
Portaria Normativa nº 539/2007: institui o Conselho Político do Profuncionário
Parecer CEB/CNE nº 16/2005
.
Portaria nº 1.199 de 25 de setembro de 2008

Contatos: Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação BásicaDiretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica Coordenação-geral de Formação de ProfessoresTelefone: 61 21048672E-mail: profuncionario@mec.gov.br .
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Palavras-chave: Profuncionário, funcionário, trabalhadores da escola.


Profuncionario Aquidauana/ Anastácio
Quem sou eu
Eu sou um projeto que fui elaborado a fim de atender a realidade dos educadores não docentes do sistema público de ensino de Aquidauana/Anastácio.
O PróFuncionário é um programa do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Formação para a Educação (Cefor) e o Governo do Estado, através Secretaria de Educação do Estado (SED), por meio do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef).



Vitória para os funcionários

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.
Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.
O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.
Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz. O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.
Sobre o curso
O Profuncionário é um curso de educação à distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura e ambientação escolar.

DEPOIMENTOS


Estou no serviço público há quinze anos, especificamente na educação. Sou agente de limpeza na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro. Procuro sempre desenvolver da melhor forma possível as minhas atividades no trabalho. Tenho um bom relacionamento com todos na escola. Eu acho o profuncionário um curso muito bom, através da realização do mesmo nos tornaremos capacitados para melhor exercer nosso papel de educador, adquirimos mais conhecimentos e valorização profissional.
(LUZIA MENDES DITTMAR)


Eu Dulce Marli Sparrenberger funcionária do Estado a 18 anos, quando assumi o meu trabalho a escola era suja, desorganizada e mal administrada. Hoje em dia a escola é limpa, organizada e bem administrada, os desafios são muitos. Além da reestruturação dos planos de cargos e carreiras, temos de cobrar investimentos em programas de capacitação técnico e valorização dos administrativos da educação. Com o curso do Prófuncionário há muitos indícios de que caminhamos para um período de transformação em que novas mudanças devem ocorrer na maneira como as pessoas pensam, e relacionam, trabalham e se divertem. (DULCE MARLI SPARRENBERGER)

Eu Cecília Pereira do Nascimento trabalho na secretaria do estado de educação há dez anos no cargo de agente de limpeza. Tomei posse na Escola Estadual Laudelino Barcelos, atualmente encontro-me exercendo as minhas atividades administrativas na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro. Gosto muito do meu trabalho. Eu não tinha conhecimento da importância do curso Profuncionário, que é uma inovação para a minha carreira de trabalho, está sendo muito bom para mim, pois tenho aprendido muitas coisas novas e estou adquirindo muitas experiências com minhas colegas e tutora Deanne, pois ela tem muita paciência para ensinar e explicar as atividades.
(CECILIA PEREIRA DO NASCIMENTO)

O Prófuncionário para mim é algo que veio para melhorar a relação entre os servidores públicos, e um elo de união e conhecimento, os funcionários que estão fazendo esse curso estão muito satisfeitos, pois mudou a rotina de todos que estão fazendo o curso, pois os mesmos tem que correr atrás das atividades para seu memorial. O bom do Prófuncionário é que trás muito conhecimento, os módulos são superinteressantes e contribui para novos conhecimentos, fazendo com que os mesmos se inter-relacione construindo assim novas amizades. Amigos lembre-se a união faz a força, devendo o indivíduo a buscar novos conhecimentos e sentir uma estrela no coração. ( IZABEL INAJOSSA)
Estou muito feliz realizando esse curso Profuncionário. Sentindo-me valorizada já que este curso é um investimento na profissionalização dos funcionários da educação. Em uma época em que todos os direitos dos funcionários estão sendo tirados. Temos que aproveitar e tirar o máximo proveito deste curso em prol de nós mesmos.
Tenho observado uma melhora tanto no desempenho do trabalho quanto no lado pessoal de cada funcionário que está fazendo esse curso
(ARLETE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA)

Este curso profuncionário está sendo importante para minha vida, porque eu entendi que não sou apenas uma funcionária que limpa a escola, mas que eu sou uma educadora, vimos também como compreender a nós mesmo e a nossa relação com outro. Vi que nós temos capacidade de realizar nossos serviços com mais alegria, não ficar esperando pela outra pessoa mais primeiramente olhar para nós mesmos.
Neste curso eu venci um medo que eu tinha que era usar informática, achava que nunca estaria mexendo num computador, hoje eu estou digitando os meus trabalhos, ainda estou apanhando muito, mas eu sei que eu tenho capacidade de aprender mais. (MARIA JOSÉ INVERSO ELIAS)

O PROFUNCIONÁRIO é importante porque promove a habilitação profissional do servidor, contribuindo para a otimização do trabalho. “Este curso é bastante relevante por contribuir com a inclusão dos profissionais de apoio das escolas, os quais tem papel preponderante na garantia da construção da escola pública democrática e de qualidade”.


Este curso está sendo para mim muito bom e proveitoso. Adquiro conhecimentos a cada módulo estudado, procuro compreender melhor a escola em que trabalho, o comportamento das pessoas, a relação com os meus semelhantes. Espero também que nós cursistas na qualidade de educador e trabalhador da educação, lutemos sempre pelo reconhecimento profissional e empenhamos na nossa formação técnica. (ROSANGELA NEPOMUCENOAMORIM)









Em outubro de 2008 começou uma nova etapa em minha vida, iniciei uma caminhada para o conhecimento, juntamente com meus colegas através do profúncionário, pois através desse curso passamos a conhecer melhor cada cursista, suas ansiedades, seus desejos, suas vontades de crescer até mesmo o limite de cada um. Esse curso está nos ensinando a conviver bem melhor, a buscar mais aprendizado em cada coisa que fazemos não só dentro do trabalho mais no nosso cotidiano.
Posso dizer que o profuncionário além de trazer crescimento para cada um, independente, do cargo que exerce trouxe respeito e união. Enfim esse curso está nos ensinando que além da busca do conhecimento temos que lutar sempre por nossos objetivos. (MARIA JOSÉ ESCOBAR SANTOS)



O Profuncionário representa mudanças. Desperta a criatividade para enfrentar o dia a dia de hoje. Acorda para o progresso. Da esperança. Faz acreditar que isso é possível. Sacode que eu também tenho que mudar, me adaptar, andar em harmonia. Inovar, pois faz parte da escola, criar, recriar, planejar, replanejar. Da visão concreta que somos agentes transformadores.(MARIA MADALENA)



Alguns funcionários parecem mais conscientes de suas responsabilidades, estão com a autoestima mais elevada, apresentam-se com maior vontade de resolverem suas obrigações inclusive ajudando os colegas nos seus afazeres.
Infelizmente alguns ainda não perceberam os reais objetivos da formação continuada e que estas capacitações oferecidas pelo Estado são ricas para o aprimoramento profissional e pessoal.
Nós funcionários públicos devemos ter consciência que o aprimoramento profissional e pessoal se dá através da capacitação em serviço no decorrer de toda nossa vida profissional e o empenho em participar dessas capacitações certamente só temos a ganhar na vida.Vamos todos nos aprimorarmos profissional e pessoalmente.
(MATILDE DE OLIVEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário